A estética mais leve e sofisticada é apenas um dos atrativos dos ralos lineares. Existem ainda outras vantagens que motivam a escolha por esses modelos, da instalação à higienização periódica.

Os ralos lineares cumprem a mesma função que os convencionais, que é o de escoar água para a rede de esgoto. A diferença é apenas no formato, que remete a uma linha.

Além disso, é possível optar entre duas propostas estéticas modernas e cleans. Com o ralo oculto, a parte interna não fica exposta e o tampo tem estética discreta.

Já o invisível é quase imperceptível no ambiente; só é possível ver as frestas por onde a água escoa. Para esse efeito, deve-se fixar sobre o tampo um pedaço do mesmo piso da área onde o ralo será instalado.

Estrutura dos ralos lineares. Foto: Divulgação / Elleve

Esses modelos podem ser utilizados em diferentes áreas: Ao redor de piscinas ou banheiras, dentro do box e também em outras áreas que demandam um sistema eficiente para escoamento de água.

Estreito, pode ser encontrado em tamanhos a partir de 30 cm, podendo chegar a até um metro em uma única peça. Existe ainda a possibilidade de fazer a junção de peças para atender uma área mais extensa, ou então contornando grandes áreas molhadas.

Vantagens

1. Maior vazão da água

Por ter uma maior extensão, o ralo linear é capaz de oferecer uma maior vazão de água. Sendo assim, é uma boa pedida para áreas mais amplas, onde a lavagem é constante ou com grande volume de água para escoamento. Por exemplo, no entorno de piscinas, áreas externas e jardins.

Piscina sem poças d’água no entorno. Foto: Divulgação / Elleve

2. Facilidade na limpeza

Os modelos lineares tem uma grade retentora que impede a passagem de resíduos, o que evita entupimento e mau odor. Isso evita também a necessidade fazer a manutenção constante da caixa sifonada. Para a limpeza da calha, basta remover a grelha.

3. Segurança

A maior vazão evita o de acúmulo de água sobre o piso. A grade retentora impede a passagem de insetos. E mais: o produto foi desenvolvido com uma tecnologia que torna menor o risco de infiltrações.

Estética clean no banheiro. Foto: Divulgação / Elleve

4. Praticidade na instalação

A instalação é mais rápida e prática. O ralo linear não requer tantos recortes nos revestimentos, tem apenas uma queda no piso e reduz a perda de material.

5. Estética

Com proposta mais “clean”, o design diferenciado proporciona sofisticação e agrega modernidade ao ambiente.

Varanda com ralo linear invisível próximo à parede. Foto: Divulgação / Elleve

Tem outras dúvidas sobre ralos lineares? Comente neste post ou envie mensagem no nosso Instagram @emidiopais.