As fitas de LED contribuem para criar ambientes mais intimistas e confortáveis. Versátil, o produto pode ser embutido em móveis ou então instalado em teto, parede e pisos.
Vendidas a metro ou em rolos de cinco, dez, quinze ou trinta metros, a fita permite criar uma iluminação indireta, contínua e linear. É através dela, com auxílio dos perfis de alumínio, que se formam uma tendência atual na arquitetura: os rasgos de luz.
Nessa proposta, a luz pode transitar por diferentes superfícies, criando sensação de movimento ou conexão entre ambientes. Por exemplo, começar na parede e subir para o teto; ou então atravessar a sala de estar até chegar à cozinha ou à varanda gourmet.
Temperatura das luzes
As sensações proporcionadas pela iluminação embutida com fitas em LED variam de acordo com a temperatura da luz.
A luz quente, de cor amarela, é indicada para uma iluminação mais intimista e aconchegante, por isso é mais utilizada em ambientes de maior permanência, como quartos e salas.
A neutra, de cor branca, desperta atenção, portanto é utilizada em áreas de serviço, cozinha, escritórios e em áreas para se maquiar.
A fria, de tonalidade branca azulada, quase não é utilizada em residências. É mais comum em grandes galpões, hospitais e outras áreas empresariais.

Luz quente e neutra são mais indicadas para usar em casa.
Perfis simples ou duplos
Existem diferentes recursos para criar a iluminação embutida em paredes, tetos e pisos. Uma opção é utilizar os perfis de alumínio. Há modelos simples ou duplos; ou seja, com espaço para fixar uma ou duas fitas de LED.
É possível encontrar no mercado perfis com até 3 metros de comprimento. Alguns fabricantes ainda trabalham com a possibilidade de produzir o perfil seguindo o seu projeto.
A dica, no entanto, é adequar o seu projeto para os tamanhos que já existem disponíveis no mercado.

Perfis de alumínio simples e duplo
Comprimento adaptável
Tanto as fitas de LED quanto os perfis podem ser cortados ou emendados para criar rastros de luz no comprimento necessário para o seu projeto.
Só é importante se atentar às orientações do fabricante da fita de LED, pois algumas marcas têm especificações quanto ao tamanho mínimo ou máximo para o corte.

Comprimento das faixas de luz pode ser adaptado de acordo com o projeto
Baixo consumo de energia
Uma grande vantagem das fitas de LED é o baixo consumo de energia. A tecnologia LED é considerada a mais econômica: ela consume 10 vezes menos energia que as lâmpadas incandescentes.
Assim, apesar de ser um investimento maior, o retorno a longo prazo compensa a escolha por esse tipo de iluminação, trazendo economia para a conta de luz.
Outros recursos de iluminação
A iluminação embutida com fitas de LED é apenas uma dentre inúmeros recursos de iluminação que podem ser explorados na casa, no seu comércio ou onde desejar.
É até interessante explorar diferentes estratégias para iluminar os ambientes, que podem incluir lustres, pendentes, luminárias de chão, arandelas e muito mais.
Na Emidio Pais, temos variedades em produtos de iluminação para todas as necessidades e estilos. Venha conhecer os modelos na nossa loja ou então acompanhe as nossas novidades no Instagram @emidiopais.