Escolher uma torneira para banheiro ou lavabo parece ser uma tarefa bem simples. Entretanto, é comum nos depararmos com escolhas mal feitas em que, ao lavar as mãos, a água escorre para a bancada, respinga no espelho e até molha a nossa roupa.

Além disso, diante a grande diversidade de modelos, pode surgir a dúvida de qual é a peça ideal.

Para reduzir as opção e ajudar na decisão, alguns fatores devem ser considerados, como o tipo de cuba e a estrutura hidráulica do ambiente. Esses critérios também são essenciais para garantir uma experiência tranquila ao higienizar as mãos.

MODELOS

Bica alta x bica baixa

Bica alta ou baixa se refere à altura da peça. A dica para evitar erros na hora da escolha é considerar o tipo de cuba em que será utilizada.

Torneiras de bica baixa são indicadas quando a cuba é embutida. Para cubas de sobrepor, o ideal é preferir os modelos de bica alta quando a peça será posicionada na bancada.

Quando o modelo de cuba tem local para encaixe da torneira, peças de bica baixa também podem ser escolhidas.

É primordial considerar as dimensões ergonômicas para o conjunto torneira e cuba. Deve haver espaço suficiente para o movimento de lavagem das mãos e em direção ao sabonete e ao registro.

Misturador de água x monocomando x registro simples

Projetos preparados com saída de água quente na pia podem optar por modelos com misturador de água ou monocomando.

Os modelos com misturador possuem dois registros, assim é possível acionar apenas a água fria ou quente ou então combinando as duas temperaturas.

Em torneiras que têm o monocomando, o controle da temperatura é feito através do tipo de movimento feito com a alavanca para o controle da saída da água. É também com esse movimento que se regula a vazão da água.

Por fim, existe os modelos mais simples com registro único que controla apenas a vazão da água em temperatura ambiente.

De mesa x de parede x de piso

Para quem não está fazendo obras ou não deseja alterar a saída de água, é importante ir à loja já tendo em mente se a peça será fixada diretamente na parede ou se será posicionada na bancada (de mesa).

Já aqueles que buscam um diferencial para o design, há ainda a opção de escolher um modelo de torneira de chão.

Apenas esse critério já restringe as opções, mas, ainda assim, mantém uma grande variedade de estilos, que podem ser selecionados dentro da preferência pessoal e do propósito do projeto.

MAIS DETALHES

Além dos critérios funcionais já mencionados, ainda existem inúmeras variações estéticas. Contorno arredondado ou reto, com detalhes em vidro, temporizador, acionamento por movimento e muito mais.

Quando o assunto é cor, algumas opções com brilho ou fosco são prata, dourado, preto, cobre e rosé gold.

Na Emidio Pais, os clientes podem optar por seguir uma única tonalidade para todos os metais do banheiro, como ganchos e penduradores de toalha, puxadores, registro e até chuveiro.

Acesse nosso site em www.emidiopais.com.br para descobrir os produtos.